Secretaria de Saúde destaca trabalho das UBS’s

Foto: Flávio Nunes

A secretaria municipal de Saúde comunica que as UBS’s estão funcionando normalmente no intuito de receber a comunidade vazantina que busca por atendimento na saúde básica. A pasta destaca a importância das pessoas que precisam de tratamento de menor complexidade, como é o caso das consultas de rotina, procurarem as unidades, deixando o hospital para pacientes em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias ou exames mais elaborados.

A UBS — Unidade Básica de Saúde — é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso da população a saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Atenção Básica, e o atendimento de média e alta complexidade é feito no hospital. Conforme anexado em imagem a esta publicação, a divisão de Cultura e Turismo comunica que o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Vazante, sob a presidência da sra. Maria do Rosário Ferreira, decidiu pelo tombamento dos seguintes bens culturais do município: Imagem de Nossa Senhora da Lapa, conjunto paisagístico da praça do Santuário, prédio da antiga prefeitura, além de registrar como Patrimônio Imaterial, a Festa do Carro de Bois — a “tradicional”. Os dossiês de tombamento encontram-se disponíveis para toda comunidade, na casa da Cultura, situada na rua Machado Diniz, 600 — segundo piso do Banco do Brasil. O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.