O programa Acompanhante Social continua beneficiando famílias da nossa cidade

Arte: William Oliveira

Apesar das dificuldades na crise desencadeada pela COVID-19, o governo municipal de Vazante luta para manter ativos os trabalhos sociais. Mais de 140 Acompanhantes Sociais continuam recebendo um cheque de 300 reais para cuidar de pacientes acamados, idosos e portadores de doenças graves, carentes de uma pessoa para as necessidades do dia a dia.

Lançado em agosto de 2019, o programa Acompanhante Social é uma parceria entre as secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Social e do Trabalho, que consiste na assistência às famílias de baixa renda do município, com entes que necessitam de cuidados especiais.

Além do incentivo financeiro, a administração municipal assiste o paciente em outras necessidades, como fraudas, medicamentos, leite especial e cestas básicas. A família beneficiada passa a contar com o apoio de uma assistente social, um enfermeiro, uma fisioterapeuta e um médico.

Alguns desses benefícios foram suspensos no período de enfrentamento da pandemia, principalmente devido a necessidade das pessoas consideradas do grupo de risco manterem-se em distanciamento social.