Novo CRAS: o começo de uma das maiores obras dos últimos anos em Vazante

Projeto novo CRAS. Vista de onde será a piscina do Centro.

A administração municipal de Vazante, através da SEMOB, iniciou neste mês a construção da nova sede do CRAS — Centro de Referência de Assistência Social. Numa área de 2200 metros quadrados, dividida em quatro blocos:

• Bolsa Família: atendimento às famílias inscritas no Cadastro Único;

• Atendimento ao público: recepção, área confortável de acolhimento ao público para os assuntos relacionados ao Centro;

• Oficinas: onde serão abrigadas diversas oficinas, como: alongamento, ballet, tapeçaria, forró, zumba, pintura, truco, violão, canto, etc.

• Galpão. Neste último haverá um espaço para bar, cozinha, depósito, estruturados banheiros e, entre outros, uma piscina de 80 metros quadrados.

O CRAS é um órgão público responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

O Centro de Referência de Assistência Social representa a principal estrutura física local para a proteção social básica e desempenha papel central no território onde se localiza, tendo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.

Ciente dos benefícios que uma nova estrutura mais ampla, adequada e moderna traria para o município, o prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães visitou diversas unidades pelo país — inclusive em grandes cidades/capitais — a fim de ter um modelo a seguir. Entretanto, nada se assemelhava à grandeza imaginada e planejada para Vazante.

“Todos os CRAS visitados não correspondiam ao ambicioso projeto que tínhamos para nossa comunidade. Assim, após longo e minucioso estudo, colocamos em prática nosso propósito, planejando e iniciando essa obra que, sem dúvidas, será referência em toda região quando o Assunto for Centro de Referência em Assistência Social”, pontuou o prefeito.