Alunos da escola do Claro de Minas desenvolvem foguete de água

Assessoria de Comunicação Social

Foto: Flávio Nunes
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Alunos da escola municipal Caldeira Brant, em Claro de Minas, atingiram a mais alta premiação nas Olimpíadas de Astronomia. Eles conquistaram medalhas de ouro e bronze pelo desempenho nas provas com questões voltadas para as atividades aeroespaciais.

O objetivo da olimpíada é estimular o interesse dos alunos pela Astronomia, Astronáutica e ciências, promovendo a disseminação de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa. Para isso, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) mobilizam escolas, planetários, observatórios, museus de ciência, associações, clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Para a diretora Djanir da Silva, o sucesso dos estudantes vale como incentivo para os demais alunos acreditarem que tudo que se faz com dedicação e empenho, é possível. Para ela, tudo isso foi conquistado devido a união de uma equipe que não mede esforços para que todos busquem constantemente o conhecimento. “Esperamos que continuem sendo destaques e medalhistas nos anos vindouros”, disse.
Para incentivar os alunos às práticas da ciência e tecnologia a está sendo desenvolvido um projeto tecnológico do lançamento de um pequeno foguete de água, feito pelos próprios alunos e professores, com uma garrafa PET. A garrafa retém a água e o ar comprimido enquanto está presa à base e move-se para cima quando o sistema de soltura é ativado. Como o ar comprimido de dentro da garrafa tem a tendência de igualar-se à pressão atmosférica, este impulsiona a água pela saída da garrafa, movimentando-a em sentido oposto. O foguete atinge velocidade de até 100 km/h e grandes altitudes.
Os premiados da escola Caldeira Brant foram convidados a participar do lançamento dos foguetes na cidade de Barra do Piraí no Rio De janeiro.

Registre suas manifestações, reclamações, denúncias e sugestões (34) 3813-1130.

ATENDIMENTO

  • R. Osório Soares, 600.
  • Bairro Independência
  • 38.780-000
  • Vazante – MG
  • (34) 3813-1130
  • contato@vazante.mg.gov.br
  • Seg à Sex – 8 às 17h